quarta-feira, 30 de julho de 2014

Sobre a dieta restritiva, sua necessidade e como isso afeta o seu bolso



Vamos lá... quem não quiser ver a introdução, corta para o título Sobre a dieta restritiva, sua necessidade e como isso afeta o seu bolso

Eu ando lendo muito sobre dieta, fitness, restrições e como isso pode ou não doer no bolso...

Esse post que vos escrevo é inspirado no Fitness de Pobre, página no face sobre como você fazer dieta e exercícios mesmo estando pobre...


A questão é que muita gente pensa que fazer dieta é caro e que fazer dieta restritiva é mais caro ainda... E quando você tem que fazer por obrigação? Pior ainda esse pensamento negativo...

Se você não sabe, eu sou intolerante a lactose... Já tinha uma ideia disso desde os meus 15 anos (na época só sabia que não podia tomar leite) e aos 21 conversando com uma professora biomédica descobri o nome... E no ano passado descobri que a coisa estava mais feia do que eu pensava... Bom, vejam posts anteriores:


Pesquisando na internet entre vários blogs e páginas no face descobri que não sou a única a sofrer com esse problema vejam aqui nesses links:




etc etc etc...

E além disso descobri outra coisa interessante, a modinha da dieta restritivas a lactose e a glúten mesmo sem necessidade... Junta tudo isso com essa modinha fitness e o cacete e fiquei pensando "p**** não tem muita coisa falando sobre intolerância e fitness e como isso afeta o bolso"

Até agora só introduzi o assunto... Vamos que vamos...

Muito papo e muito mito para quem tem esse problema e precisa fazer dieta restritiva e chora pois as coisas sem lactose são caras... Sim, muitas coisas são realmente caras, não vou mentir... Mas tem como fazer com que isso não doa no bolso...

Meu instagram começou com um projeto da faculdade, passou para pessoal e agora é meio fitness, com dicas principalmente para intolerantes a lactose, segue lá @tecladolaranja eu mostro como uma pessoa com restrições pode comer MUITO bem! Mas não estou livre de neuras ta?

Sobre a dieta restritiva, sua necessidade e como isso afeta o seu bolso

Normalmente quem tem restrição como intolerância a lactose e/ou a glúten precisa fazer das restrições QUASE um banimento... No caso do glúten é banimento mesmo... No caso da lactose vai depender do nível em que a pessoa está, digo isso pois conheço pessoas intolerantes de vários níveis, minha amiga ainda consegue comer um queijo, um pão e até um pedaço de pizza; eu, por ex, tenho uma sensibilidade bem extrema (vide posts anteriores)...

O que eu prego e aconselho SE VOCÊ TEM ALGUM TIPO DE INTOLERÂNCIA PRINCIPALMENTE DE SENSIBILIDADE ALTA VOCÊ PRECISA FAZER DIETA E NÃO ADIANTA CHORAR E ESPERNEAR... Depois que acostuma dá para ver inúmeros benefícios que eu já descrevi em posts anteriores... 

O que sai caro nessa dieta é que muitos produtos sem lactose são caros sim, mas normalmente esses produtos são AS GORDICES, maioria delas feitas com leite e/ou derivados "substitutos" e o custo para a indústria substituí-los é alto!!!

Pão de mel, brownie, chocolates, biscoitos, leite condensado de soja (tipo, uma lata pode custar uns 10 reais), etc etc etc (td sem qualquer derivado de leite, ou seja, não conta os alimentos com baixa lactose)... Tudo é o dobro até o triplo vendo pelo tamanho ou quantidade X preço... Sei disso e sofro para cacete!!! Ai eu acabo descobrindo os produtos veganos mas os trecos também são caros... MAS PAAAAAAAAAAARA E PENSA... São todos produtos INDUSTRIALIZADOS E 90% DE GORDICES... E como fugir disso?

Como disse a minha nutrilinda Fabiana Golfeto  ( https://www.facebook.com/Fabiana.Golfeto.Nutricionista ), o jeito é dieta mais natureba possível... Aliás, se você vai iniciar uma dieta, principalmente restritiva, PROCURE UMA NUTRICIONISTA!!! Pois você vai precisar substituir os nutrientes de uma alimentação completa com leite e derivados por outros alimentos que vão suprir as suas necessidades... 

EM CAIXA ALTA PARA VOCÊS ENTENDEREM... PARA NÃO DOER NO BOLSO VÃO TER QUE ALÉM DE CORTAR OS ALIMENTOS QUE TE FAZEM MAL (LEITE, DERIVADOS E GLÚTEN) VOCÊS VÃO TER QUE CORTAR AS GORDICES SUBSTITUTAS!!!!!

A ORDEM É REEDUCAÇÃO ALIMENTAR!!! Bom prato de arroz com feijão, carne, verduras, legumes, foco nos substitutos dos nutrientes do leite, frutas, alguns industrializados podem ser inseridos... E tem até suplemento que pode sim! Eu tomo albumina totalmente isenta de leite e derivados... (passo longe de Whey pois tenho sensibilidade alta pode dar problema também)... ah, eu AMODORO TAPIOCA, que é sem glúten e sem lactose, coloca uma geleia diet ou pasta de amendoim, presunto, molho do macarrão que sua mãe vai fazer para o almoço, azeite (me segue no instagram!!!)

Ai digo... Fazendo essa dieta restritiva, cortando as gordices caras, sim vocês vão tratar de um problema crônico, consequentemente vão emagrecer e isso NÃO vai doer no bolso de vocês!!!

Dá para comer uma gordicezinha de vem em quando??? DÁ!!! Com ressalvas... Toma cuidados para não fazer o que eu fiz no post anterior e também não abusa da sorte, um pedaço de pizza pode não fazer um mal imediato, mas depois.... E qto as gordices especiais para intolerantes? Pode também mas ai além de doer na dieta vai doer no bolso também!!!!! E a dor é quintuplicada de quem faz uma dieta "comum" e comente uma jacada normal, digo isso com conhecimento de causa!!!!!

E SE VOCÊ NÃO TEM INTOLERÂNCIA A LACTOSE OU A GLÚTEN, POR FAVOR, SÓ FAÇA UMA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR E DE BOA TA? POIS VOCÊ NÃO SABE COMO EU E TANTOS OUTROS INTOLERANTES SOFREM POR NÃO PODER COMER NEM UMA FATIA DE QUEIJO!!!

Deem uma olhada nessas matérias, blogs e canais MARAS e vocês vão entender um pouco mais sobre dieta e como isso afeta o seu bolso:





e um pouco de exercício... =D (pois exercícios são MUITO importantes!)

Mais uma coisa que eu não posso esconder de vocês... Existem alternativas mais caseiras de alguns doces e tals, seguindo receitas veganas... Mas... Dá um pouco de trabalho fazer... Tentei algumas mas eu não sou muito fã de cozinha complicada e com ingredientes difíceis de encontrar nesse fim de mundo, ai desisto... (mas o bolo de cenoura de liquificador... hummmm na calda vai cacau em pó, margarina becel, açúcar e leite de coco!)

ali em cima nos links do Lactose não e Sem Gluten Sem Lactose tem várias receitas de gordices para quem gosta de ir para a cozinha e acha alguns ingredientes que eu não acho (e se eu acho é um ABSURDO DE CARO e ai cai na velha história de doer no bolso)...

Ah eh... e depois de tudo isso... DÁ PARA TREINAR NA ACADEMIA SEM MORRER DE FOME!!! hahaha tranquilíssimo!!!

Eu to treinando de boas sabe... Me alimentando melhor, cerca de 4 meses tomando suplemento... Alias, parar de consumir lactose para mim, na vida de academia foi uma benção!!! Mais disposição e acho que estou ganhando mais massa nos recentes 8 meses do que nos últimos anos (sempre fui na academia mas nunca deu um gde resultado)...

Ah, não vou falar da minha dieta pois cada indivíduo tem uma dieta personalizada... Podem ser parecidas mas sempre tem algo para mudar... E confesso que não sigo super a risca 100%... Fora as jacadas nos fds pq eu não sou de ferro (restrição por obrigação e não ter direito a jacada é a depressão certa)...

É isso, espero que tenham gostado do post... Dúvidas? Podem me procurar aqui no blog mas atendo mais rápido no instagram e no face




E para finalizar...
Não precisa de receitas mirabolantes/escalafobéticas e muito dinheiro no bolso para emagrecer e fazer dietas restritivas... Coisas mais necessárias são: bom senso, reeducação alimentar, força de vontade, foco e DISCIPLINA!!!

 

 


Nenhum comentário: